terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Tratamento de Fachadas no ArchiCAD

Nas postagens das Casas Conceituais #1 e #2, foram mostradas as suas principais fachadas, com tratamento de cor, texturas e sombreamento, fato é que chamou a atenção de alguns visitantes que, duvidosos, pediram para lhes mostrar como é possível realizar tais tipos de tratamento no ArchiCAD.

Com base nisso, será usado o modelo abaixo para exemplificar os conceitos que ajudam a dar outros tratamentos nas fachadas (ou como o ArchiCAD chama, nos alçados).

Edifício que será usado como modelo

Quando é traçada a linha de alçado e esta é aberta, caso o usuário esteja usando as definições padronizadas do programa, certamente ele verá uma fachada semelhante a esta.


Fachada executada com as definições padronizadas do programa.

Para obter um resultado diferenciado, é preciso redefinir o alçado no que tange a visualização gerada, para isso, o primeiro passo será entrar nas definições do alçado executado (como mostra abaixo).


Quando a janela é aberta, haverá a guia chamada “Visualização do Modelo” que é responsável por estabelecer como será vista sua fachada. Ela também existe na ferramenta Corte (onde é possível realizar os mesmos tipos de tratamento).

ILUSTRAÇÃO DAS DEFINIÇÕES PARA VISUALIZAÇÃO DO MODELO 
(clique para vê-la maior)



Para Colorir fachada: 

O item “Preencher superfícies em Vista” (número 1 da figura acima) indica como será colorida à fachada. As opções “Cores Próprias do Materiais - Não Sombreado” e “Cores Próprias dos Materiais - Sombreado” permitirão que sejam colocadas cores de acordo com o materiais que foram definidos em paredes, cobertura, portas, janelas, etc. A diferença entre as duas opções é que o Sombreado tem um realce melhor, principalmente para elementos curvos.

 Duas fachada ajustadas com Cores Próprias dos Materiais.

Para definir um traço único (ou monocromático):

Caso o usuário não queira mostrar a fachadas com as linhas alaranjadas (tal como está determinado nas definições padronizadas), uma das formas é marcar a opção Caneta Uniforme para Contornos Não Cortados” (item 2 da ilustração das definições), logo abaixo surgirá também a opção de qual caneta utilizar. Esta opção é boa para quem desejar fazer fachadas monocromáticas.

Exemplo de fachada com contorno em caneta uniforme (traço preto), 
com sombreamento e sem as cores dos materiais.


Texturas e Transparência:

Com a opção Tramas Vectoriais 3D ativada (item número 3 da ilustração das definições), o ArchiCAD mostrará a fachada com as hachuras (tramas), de acordo com o material aplicado nas paredes, lajes, vigas, etc. Vale lembrar que para a textura ter cor, deve-se ir no item “Preencher superfícies em Vista”.

No caso da transparência (item 4), se estiver marcado, é possível dar esse efeito nos elementos envidraçados, de modo que é possível ver o que tem dentro do edifício naquele determinado trecho. Em certos casos, é recomendável deixar desmarcado para evitar um desenho muito profuso.

Exemplo de fachada ajustada com cores dos materiais, 
tramas vetoriais para texturas, sombreamento e sem transparência no vidro.

Sombras na Fachada:

Ativando as Sombras do Sol (item 5 da ilustração das definições), o ArchiCAD definirá a fachada com sombras a 45º.

Fachada com diferenciação de traço:

A opção Área Distante Marca (item 6 da ilustração das definições) possibilita a diferenciação de traços para elementos próximos e distantes do plano do observador. 

Quando este item é ativado, as opções mostradas anteriormente se repetirão abaixo, onde o usuário poderá definir se a região distante receberá um contorno único (neste caso um traço mais fino), tramas vetoriais para texturas, sombras, etc.


Quando é marcada a Área Distante surgirá no projeto uma linha intermediária que define onde será a área próxima e onde será a distante. Sendo:
  • Área próxima: aquela que fica entre a linha de alçado e a intermediária;
  • Área distante: aquilo que fica a partir da linha intermediária adiante.


    Fachada com diferenciação de traço. 
    Nesse caso a linha intermediária ficou delimitada conforme a figura de cima, 
    de modo que a parte curva do edifício (que está atrás da linha intermediária)
    ficou com uma tratamento diferenciado.

    Esta linha que diferencia o próximo do distante pode ser alterada (em planta baixa), clicando no seu ponto quente e solicitando o comando "Mover segmento da linha de corte" que aparece na paleta flutuante (ver figura abaixo).


    As opções mostradas na guia Visualização do Modelo foram abordadas separadamente, porém o usuário pode mesclar diversas possibilidades. As figuras mostradas nos exemplos comprovam bem isto. O usuário pode deixar a fachada apenas monocromática e com texturas, ou, colorida sem texturas, monocromática sombreado e sem texturas, entre outros. O fato é que o ArchiCAD possui mecanismos que dão esta flexibilidade e proporciona vários resultados finais com um elevado nível que qualidade e rapidez.

    4 comentários :

    1. Oi Murilo,
      É muito valiosa esta explicão, ajuda muito.
      Sabes se ha alguma forma de aplicar tambem um material em (imagem) na fachada?
      Por exemplo colocar um jpeg. de foto que eu tenha tirado.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Caro Filipe, esta uma boa pergunta.

        Sim, tem como colocar um material em .jpeg na imagem da fachada. Para isso você tem quer ir em Opções > Atributos do Elemento > Tipos de Tramas. E lá você deverá ir em "Novo..." e criar uma Trama de Imagem. Quando você escolhe esse tipo surgirá uma opção onde você pega a figura que você fotografou/baixou pela internet.
        Depois de criado esse novo tipo de trama. Basta ir na ferramenta Trama e defini-la para ser a do tipo que você criou, feito isto, é só desenhá-la na fachada.

        Assuntos desta natureza (materiais) falarei em breve aqui no blog.

        Excluir
    2. oi Murilo,gostei do blog
      tenho dificuldades em visualizar telhas no corte e na cobertura, podes me ajudar

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Otello, você podia me explicar melhor o que ocorrer com as coberturas para eu poder te ajudar.

        Excluir