quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Casa Conceitual #1 - Curso de ArchiCAD

Este projeto foi criado para ser o fio condutor do curso de ArchiCAD que ministramos aqui em Goiânia. Ele surgiu na necessidade de unir a didática com um desenho contemporâneo e de bom apuro formal, justamente para evidenciar que o programa tem potencial para suprir às necessidades de arquitetos e projetistas.

*clique na imagem para vê-la maior

Casa Conceitual #1 - Perspectiva elaborada em ArchiCAD

A Casa Conceitual #1 é composta por vários elementos construtivos básicos, essenciais para o aluno desenvolver qualquer projeto de arquitetura: paredes, vigas, pilares, lajes, coberturas, portas, janelas, objetos, escadas e malha (terreno). 

Além disso a casa também possui parede curva, inclinada (na fachada frontal) e paredes-cortina, nas quais os alunos também aprendem e exploram durante o curso, e que geram um resultados ainda mais expressivos para uma arquitetura.

Planta Baixa do Pavimento Térreo

Além das ferramentas de modelagem, os alunos aprendem a documentar o edifício: cotagem, representação gráfica dos elementos, cortes, fachadas, listagens (quantitativos), pormenores, etc. E também a publicá-los, por meio das pranchas e da exportação de arquivos para formatos PDF e DWG/DXF.

As fachadas desta casa (mostradas abaixo) foram geradas em poucos minutos. E no ArchiCAD é possível definir todos o tratamento de sombras, materiais de acabamento, transparenência de vidros e diferenciação de traço, que geram resultados com excelente qualidade para as fachadas a serem apresentadas.

Fachada Frontal

Fachada Lateral Esquerda

Fachada Lateral Direita


Casa Conceitual #1 - perspectiva externa renderizada em Artlantis

Casa Conceitual #1 - perspectiva interna renderizada em Artlantis


Dados do Projeto:

Casa Conceitual #1  para o curso de ArchiCAD - SCALA TECNOLOGIA
Criação: Murilo Noleto
Contribuição: Rafael Humberto
Renderizações: Murilo Noleto
Área Construída - aproximadamente 290,00m²

2 comentários :

  1. Fernanda A. Campos Gontijo

    Boa tarde Murilo!!! Estava aqui relembrando do curso de archicad que fiz com vcs...muito bom o curso e de excelente didática e como vc já sabe estou usando-o a todo vapor. Vendo as imagens da maquete renderizada, gostaria de saber que recurso é esse que vc designa como "Artlantis", de cara percebi que a qualidade da perspectiva fica bem melhor!

    Obrigada...

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda, como vai?
    O Artlantis na verdade é um outro programa, que possui a finalidade de produzir essa imagens com maior qualidade. O ArchiCAD possui uma espécie de parceria com esse programa.
    Ele é muito fácil de aprender, neste link há os tutoriais, são vários, mas leva uma meia-hora para vê-los todos: http://www.artlantis.com/index.php?page=tutorials/index

    Como você é esperta se dedicar esse tempo para testá-lo em breve você conseguirá gerar boas renderizações.

    Até logo.

    ResponderExcluir