terça-feira, 5 de junho de 2012

Adicionando novos materiais


O ArchiCAD possui, dentro de sua biblioteca básica, uma série de materiais que auxiliam na representação 3D do modelo. Entretanto, muitos usuários questionam se é possível acrescentar novos materiais para enriquecer a cartela existente.

Assim, tendo em vista esta dúvida recorrente, será mostrado um modo simplificado de como fazer isto. De tal maneira que, o usuário, obtenha a representação do material desejado em ambiente 3D.

Primeiramente o usuário deverá ir em Opções > Atributos do Elemento > Materiais. Tal como mostra na figura abaixo.

*clique na imagem para vê-la maior:

Este é o local onde o ArchiCAD gerencia a cartela de texturas, nela é possível ajustar seus parâmetros para de representação 2D, 3D e em renderizações (LightWorks, z-Buffer).


Para inserir um novo material é ideal que o usuário duplique o existente (clicando em “Duplicar” – indicado pelo item 1 da figura abaixo). Pois assim ele mantém as características do item original, além enriquecer a própria lista. Em seguida, é preciso dar um novo nome para a nova textura a ser colocada (item 2).


Na aba “Exposição à Luz” há um item bastante importante chamado “Cor da Superfície” (item 3 da figura anterior), nele o usuário atribuir a cor do material (item 4), que poderá visto em 3D - caso não haja a foto da nova textura - e também extraído para Alçados (Fachadas), Cortes e Documentos 3D.


O item “Trama Vetorial” (item 5) permite inserir uma trama (ou, hachura) que represente a textura em plantas e vistas (cortes ou alçados) e em ambiente 3D (Documentos 3D, motor interno). O ArchiCAD possui uma série de modelos de tramas básicas. É possível também criar novas tramas, porém este assunto fica para uma outra postagem.

Já em “Textura”, é possível acrescentar uma foto do material desejado. Para isto basta clicar em “Procurar” (ver figura abaixo).



O ArchiCAD oferece outras imagens de texturas que não estão na cartela básica, onde o usuário pode aproveitá-las para criar novos itens. Bem como é possível incorporar outras imagens, quando se pega de modelos da internet (vejam este site que contém muitas texturas) ou quando se fotografa, clicando em Carregar Outra Imagem...> Da Janela de Diálogo de Ficheiro. A imagem inserida será aquela que aparecerá em ambiente 3D (quando se usa o modo de visualização padrão - OpenGL).

Seguindo estes passos o usuário consegue inserir novos materiais para sua cartela. O exemplo dado para os tacos de madeira (ou "Parquet") criado foi usado para representar em 3D as paredes da figura abaixo.

Paredes com o novo material, visualizadas em ambiente 3D padrão (OpenGL)

Usando o novo material na renderização:

Caso o usuário queira renderizar usando próprio ArchiCAD é preciso lembrá-lo que para os novos materiais aparecerem é preciso primeiramente fazer a correspondência para o motor de rendering (Lightworks, Z-Buffer, etc.).

Para isso, na mesma janela trabalhada, escolha o motor de rendering (item 6 da figura abaixo) desejado e solicitar a Correspondência (item 7).




Renderização feita no próprio ArchiCAD, evidenciando o novo material aplicado. 

Conseiderações finais:

Enfim, esta é uma das maneiras de inserir novos materiais ao ArchiCAD. Isso possibilita enriquecer ainda mais a qualidade do projeto, bem como fazer testes para os revestimentos que serão colocados na obra. Várias fabricantes disponibilizam a foto de seus produtos.

Há diversos parâmetros contidos nos Atributos de Materiais que ajudam a enriquecer o realismo e a qualidade da exposição do material em ambiente 3D, tais como: rugosidade, brilho, reflexo, etc. Porém maiores detalhamentos ficam para uma outra postagem, já que se trata de um assunto longo.

Vale lembrar também que, caso o usuário queira trabalhar com o projeto que tenha os novos materiais em outro computador, ele deverá incluir as fotos usadas para as novas textura no computador em questão. Ou, simplesmente salvar em formato .PLA (assunto para outras postagens).    

Fonte da primeira figura: http://3.bp.blogspot.com/

10 comentários :

  1. Olá!
    Gostaria de saber como faço para transformar uma imagem em 2D para 3D (como por exemplo, fazer um adesivo na parede)
    Tentei adicionar aos materiais mais ele não fica na proporção correta, etc.
    Existe uma maneira?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Camila,
    Verifique se na aba "Textura" a opção "Proporção Original" está marcada, lá você também pode aumentar/reduzir o tamanho da imagem, obedecendo sua proporção.
    Outra coisa que pode interferir é a posição da textura (adesivo no caso) em sua parede. Para isso você tem o comando Alinha Textura 3D (Menu Modelação > Alinhar Textura 3D > Definir Origem), veja a página 207 do Manual de Referência do ArchiCAD 15, fica no menu Ajuda de seu programa, lá ele pode te ajudar ilustrando alguns casos.
    Qualquer coisa basta perguntar, que eu procuro ajudar.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  4. Murilo! Muito Obrigada pela resposta!
    No final fui tentando montar como perfil complexo, que dá um pouco de trabalho =)
    Vou tentar desse jeito que vc me explicou... ainda não me entendi com o Proporção original...

    ResponderExcluir
  5. Aprendi a mexer finalmente!
    Mas percebi que o Photoshop é meu aliado! rsrsrs

    Outra dúvida, vc usa aquele plugin do warehouse do skecth?
    Instalei ele no Archi15 e ele não dá a opção do warehouse?
    Vc sabe o que pode ocasionar isso?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, que bom que tem funcionado.

      Quanto ao "Skecth Up Warehouse", por acaso o ArchiCAD que você é de 64 bits? Caso positivo, a versão em 64 desse plugin infelizmente possui limitações. No link que vou te passar eles dão algumas instruções de como capturar os objetos que há no armazém. Está em inglês.

      http://www.graphisoft.com/products/archicad/addons/google_earth/ge_earth_connections_workflow.html

      Excluir
  6. Oi Murilo!
    É 64 bits sim!! =(
    Quando tinha o Archi 14 não me dava problemas, espero que o 16 melhore isso!

    Obrigada pelo link!

    ResponderExcluir
  7. Murilo!

    Entrei já nesse tutorial, mas quando chega na parte de : Importe o objeto em ArchiCAD 15 usando o SketchUp I / O conversor add-on, fico travada!!!
    Que plugin é esse?
    Acho que até instalei alguma coisa parecida, mas não deu em nada..
    Desculpe esse monte de perguntas, mas já estou tentando isso faz 1 semana!

    ResponderExcluir
  8. Olá murilo. Como eu faria para adicionar um simples parâmetro de texto? No AC16 eles ficam numa seçao chamada "Parameters for Listing" mas como faço para inserir um novo parâmetro desses? O AC até cria 5 exemplos que ele chama de User Defined 1, ... ,5. NO entanto queria criar outros e modificar o nome. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo como vai?
      Pelo o que entendi, você quer colocar um novo parâmetro de listagem para um objeto. Para isso, você deverá selecioná-lo, depois dar CTRL+Shift+O (letra "O" de ovo).
      Vai surgir uma janela de edição dos parâmetros GDL de seu objeto. Para adicionar mais um item, basta seguir a imagem que desenhei, que está neste link: http://uploaddeimagens.com.br/images/000/008/289/original/ex01.jpg?1361879755

      Espero que tenha ajudado. Até mais.

      Excluir