terça-feira, 5 de junho de 2012

Adicionando novos materiais


O ArchiCAD possui, dentro de sua biblioteca básica, uma série de materiais que auxiliam na representação 3D do modelo. Entretanto, muitos usuários questionam se é possível acrescentar novos materiais para enriquecer a cartela existente.

Assim, tendo em vista esta dúvida recorrente, será mostrado um modo simplificado de como fazer isto. De tal maneira que, o usuário, obtenha a representação do material desejado em ambiente 3D.

Primeiramente o usuário deverá ir em Opções > Atributos do Elemento > Materiais. Tal como mostra na figura abaixo.

*clique na imagem para vê-la maior:

Este é o local onde o ArchiCAD gerencia a cartela de texturas, nela é possível ajustar seus parâmetros para de representação 2D, 3D e em renderizações (LightWorks, z-Buffer).


Para inserir um novo material é ideal que o usuário duplique o existente (clicando em “Duplicar” – indicado pelo item 1 da figura abaixo). Pois assim ele mantém as características do item original, além enriquecer a própria lista. Em seguida, é preciso dar um novo nome para a nova textura a ser colocada (item 2).


Na aba “Exposição à Luz” há um item bastante importante chamado “Cor da Superfície” (item 3 da figura anterior), nele o usuário atribuir a cor do material (item 4), que poderá visto em 3D - caso não haja a foto da nova textura - e também extraído para Alçados (Fachadas), Cortes e Documentos 3D.


O item “Trama Vetorial” (item 5) permite inserir uma trama (ou, hachura) que represente a textura em plantas e vistas (cortes ou alçados) e em ambiente 3D (Documentos 3D, motor interno). O ArchiCAD possui uma série de modelos de tramas básicas. É possível também criar novas tramas, porém este assunto fica para uma outra postagem.

Já em “Textura”, é possível acrescentar uma foto do material desejado. Para isto basta clicar em “Procurar” (ver figura abaixo).



O ArchiCAD oferece outras imagens de texturas que não estão na cartela básica, onde o usuário pode aproveitá-las para criar novos itens. Bem como é possível incorporar outras imagens, quando se pega de modelos da internet (vejam este site que contém muitas texturas) ou quando se fotografa, clicando em Carregar Outra Imagem...> Da Janela de Diálogo de Ficheiro. A imagem inserida será aquela que aparecerá em ambiente 3D (quando se usa o modo de visualização padrão - OpenGL).

Seguindo estes passos o usuário consegue inserir novos materiais para sua cartela. O exemplo dado para os tacos de madeira (ou "Parquet") criado foi usado para representar em 3D as paredes da figura abaixo.

Paredes com o novo material, visualizadas em ambiente 3D padrão (OpenGL)

Usando o novo material na renderização:

Caso o usuário queira renderizar usando próprio ArchiCAD é preciso lembrá-lo que para os novos materiais aparecerem é preciso primeiramente fazer a correspondência para o motor de rendering (Lightworks, Z-Buffer, etc.).

Para isso, na mesma janela trabalhada, escolha o motor de rendering (item 6 da figura abaixo) desejado e solicitar a Correspondência (item 7).




Renderização feita no próprio ArchiCAD, evidenciando o novo material aplicado. 

Conseiderações finais:

Enfim, esta é uma das maneiras de inserir novos materiais ao ArchiCAD. Isso possibilita enriquecer ainda mais a qualidade do projeto, bem como fazer testes para os revestimentos que serão colocados na obra. Várias fabricantes disponibilizam a foto de seus produtos.

Há diversos parâmetros contidos nos Atributos de Materiais que ajudam a enriquecer o realismo e a qualidade da exposição do material em ambiente 3D, tais como: rugosidade, brilho, reflexo, etc. Porém maiores detalhamentos ficam para uma outra postagem, já que se trata de um assunto longo.

Vale lembrar também que, caso o usuário queira trabalhar com o projeto que tenha os novos materiais em outro computador, ele deverá incluir as fotos usadas para as novas textura no computador em questão. Ou, simplesmente salvar em formato .PLA (assunto para outras postagens).    

Fonte da primeira figura: http://3.bp.blogspot.com/