A imagem colorida usada na textura foi retirada de: ultradownloads.com.br
Vários shaders (materiais) nativos do programa, bem como
muitos encontrados pela web, em algumas ocasiões, não conseguem exprimir suficientemente bem condições parecidas com a realidade.
Por exemplo, uma parede branca, em nossa vida real, sempre
vai contar com alguma sujeira proveniente da poeira, das intempéries, ação humana, etc.
Paredes com texturas, em muitos casos é necessário rugosidade maior (que as
vezes, mesmo com a acentuação máxima do bump ainda não é suficiente) e mais
aleatória.
Uma maneira que pode ajudar nestes casos é inserindo uma
figura para a textura desejada. Para isso o usuário deve primeiro selecionar a
face com a textura a ser trabalhada. Em seguida clicar em “Add Texture” para
acrescentar uma imagem. Tal como é mostrado abaixo.
*clique na imagem para vê-la maior
*clique na imagem para vê-la maior
Seguindo estes passos, o usuário já consegue fazer outras ações
tais como: inserir uma imagem na tela de um computador/televisor, inserir uma
figura em um quadro que decora uma sala (ou em tapetes), colocar grafites em
muros, etc.
[Fazendo um gancho]
É possível alterar também a posição da figura inserida. Isso é possível ajustando a cruz que fica sobre sua previsualização, lá na paleta de parâmetros. De tal maneira que ela pode ser ajustada onde for conveniente. Nos casos em que é necessário inserir uma imagem na TV, por exemplo, tal procedimento é recorrente.
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[Fazendo um gancho]
É possível alterar também a posição da figura inserida. Isso é possível ajustando a cruz que fica sobre sua previsualização, lá na paleta de parâmetros. De tal maneira que ela pode ser ajustada onde for conveniente. Nos casos em que é necessário inserir uma imagem na TV, por exemplo, tal procedimento é recorrente.
[Voltando para o assunto principal]
Após a adicionar a figura, se o usuário selecioná-la na lista de shaders, à esquerda da tela será possível ajustar os parâmetros da mesma, onde o usuário pode:
Após a adicionar a figura, se o usuário selecioná-la na lista de shaders, à esquerda da tela será possível ajustar os parâmetros da mesma, onde o usuário pode:
- Redefinir seu tamanho;
- Atribuir repetições na vertical, horizontal e fazer rebatimentos;
- Indicar qual a maneira que a figura será projetada na superfície, de modo esférico, cilíndrico, ortogonal, etc.
Seguindo os dados da figura anterior chegou-se a este
resultado parcial;
Resultado 1 - A parede apresenta bastante "sujeira".
Ainda na paleta de parâmetros, é possível dar transparência
e intesificar o bump (rugosidade), de modo seja possível obter resultado
diferenciados.
Resultado 2 - A textura está com maior realce.
As texturas ficam mais intensas e com maior jogo de luz e sombra, sujeiras e manchas também passam a ter evidência.
Resultado 3 - Algo mais pasteurizado, com maior equilíbrio
de rugosidade e a figura anexada está praticamente invisível.
Enfim, dependendo do
propósito do usuário com a maquete em tratamento, este pequeno detalhe pode ser útil, tendo grande influência no resultado final.
Olá companheiro, estou quase formado em arquitetura e numa busca no Google encontrei o seu blog!
ResponderExcluirParabéns pelas informações acerca do Artlantis!
Estava buscando informações sobre como criar manchas na parede, justamente para tornar o "render" mais real. Essa sua dica da parede eu ainda não coloquei em prática, mas será que o resultado é como o do V-ray? Abração, Fábio Aragão.
Oi Fábio, os resultados obtidos pelo Artlantis são muito bons (bom realismo) e você consegue aprender com muito mais facilidade. Já o V-Ray você tem resultados muitos bons e até melhores do que o do Artlantis, porém você precisará de mais tempo para aprender a usá-lo.
ExcluirAté mais.