segunda-feira, 9 de julho de 2012

Aprimorando texturas no Artlantis


A imagem colorida usada na textura foi retirada de: ultradownloads.com.br

Alguns truques feitos em Artlantis contribuem muito para dar  up (em termos de realismo) na maquete que o usuário está realizando o tratamento.

Vários shaders (materiais) nativos do programa, bem como muitos encontrados pela web, em algumas ocasiões, não conseguem exprimir suficientemente bem condições parecidas com a realidade.

Por exemplo, uma parede branca, em nossa vida real, sempre vai contar com alguma sujeira proveniente da poeira, das intempéries, ação humana, etc. Paredes com texturas, em muitos casos é necessário rugosidade maior (que as vezes, mesmo com a acentuação máxima do bump ainda não é suficiente) e mais aleatória.

Uma maneira que pode ajudar nestes casos é inserindo uma figura para a textura desejada. Para isso o usuário deve primeiro selecionar a face com a textura a ser trabalhada. Em seguida clicar em “Add Texture” para acrescentar uma imagem. Tal como é mostrado abaixo.

*clique na imagem para vê-la maior



Em seguida pode-se ver que a figura agora faz parte da superfície outrora selecionada.



Seguindo estes passos, o usuário já consegue fazer outras ações tais como: inserir uma imagem na tela de um computador/televisor, inserir uma figura em um quadro que decora uma sala (ou em tapetes), colocar grafites em muros, etc.

Assista o noletoblog pela TV!

[Fazendo um gancho]

É possível alterar também a posição da figura inserida. Isso é possível ajustando a cruz que fica sobre sua previsualização, lá na paleta de parâmetros. De tal maneira que ela pode ser ajustada onde for conveniente. Nos casos em que é necessário inserir uma imagem na TV, por exemplo, tal procedimento é recorrente.


[Voltando para o assunto principal]

Após a adicionar a figura, se o usuário selecioná-la na lista de shaders, à esquerda da tela será possível ajustar os parâmetros da mesma, onde o usuário pode:



  1. Redefinir seu tamanho;
  2. Atribuir repetições na vertical, horizontal e fazer rebatimentos;
  3. Indicar qual a maneira que a figura será projetada na superfície, de modo esférico, cilíndrico, ortogonal, etc.
Seguindo os dados da figura anterior chegou-se a este resultado parcial;
Resultado 1 - A parede apresenta bastante "sujeira".

Ainda na paleta de parâmetros, é possível dar transparência e intesificar o bump (rugosidade), de modo seja possível obter resultado diferenciados.


Resultado 2 - A textura está com maior realce.

As texturas ficam mais intensas e com maior jogo de luz e sombra, sujeiras e manchas também passam a ter evidência.



Resultado 3 - Algo mais pasteurizado, com maior equilíbrio
 de rugosidade e a figura anexada está praticamente invisível.

Enfim, dependendo do propósito do usuário com a maquete em tratamento, este pequeno detalhe pode ser útil, tendo grande influência no resultado final.


2 comentários :

  1. Olá companheiro, estou quase formado em arquitetura e numa busca no Google encontrei o seu blog!
    Parabéns pelas informações acerca do Artlantis!
    Estava buscando informações sobre como criar manchas na parede, justamente para tornar o "render" mais real. Essa sua dica da parede eu ainda não coloquei em prática, mas será que o resultado é como o do V-ray? Abração, Fábio Aragão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fábio, os resultados obtidos pelo Artlantis são muito bons (bom realismo) e você consegue aprender com muito mais facilidade. Já o V-Ray você tem resultados muitos bons e até melhores do que o do Artlantis, porém você precisará de mais tempo para aprender a usá-lo.
      Até mais.

      Excluir