domingo, 30 de outubro de 2011

Blocos de ArchiCAD


Uma das principais dúvidas que os usuários iniciantes em ArchiCAD possuem é onde encontrar blocos, isso quando aqueles encontrados na sua biblioteca básica não são suficientes para melhor representar determinado elemento. Nos fóruns e nas redes sociais é comum sempre aparecer postagens com tal tipo de questionamento.



Primeiramente, é preciso esclarecer que, no ArchiCAD, o famoso bloco é chamado de Objeto, ou melhor, Objeto GDL.


PARA BAIXAR OBJETOS DO NOLETOBLOG CLIQUE AQUI

sábado, 22 de outubro de 2011

Pinturas #5 - "Crucificação"

Retomando a série de pinturas. A quinta tela que apresento denomina-se "Crucificação".

*clique na imagem para vê-la maior

"Crucificação", 2004.

Esboço para a produção do quadro.

O quadro tem como tema algo que já foi muitíssimo explorado por diversos pintores no decorrer da história da arte ocidental, que é a crucificação. 

É um trabalho que buscou referências em obras de arte medieval, renascentista e principalmente arte barroca, com ênfase em seus esquemas de composição.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Pinturas #4 - "Jogos Olímpicos"

Esta tela tem um significado claro em representar os jogos olímpicos, evento que foi marcante na época em que este quadro foi executado (Olimpíadas de Atenas - 2004).

*clique na imagem para vê-la maior


"Jogos Olímpicos" - 2004.
Fotografia: Marília Noleto
Edição de imagem: Murilo Noleto

A estrutura da composição se divide em várias formas abstratas, inspiradas nas obra de Kandinsky. Diversas figuras humanas sob a forma dos famosos pictogramas olímpicos representam diversas modalidades esportivas presentes (natação, lutas, ginástica,etc.) ; hipismo - um homem e um cavalo (na parte superior esquerda); circunferências que ilustram lançamento de discos (parte inferior esquerda); a figura de um estádio (parte central da tela); salto com vara, lançamento de dardo, entre outros.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Pinturas #3 - "Cantor"

A história dessa terceira tela se inicia em um dia que pude assistir pela televisão o videoclipe "I Started a Joke" (ver aqui), da banda norte-americana Faith No More

A música em si é muito boa, tem um vocalista diferenciado e talentoso, e o videoclipe ficou muito bonito. O que acabou sendo sugestivo para a elaboração de uma releitura desta obra.

*clique na imagem para vê-la maior


"Cantor" - 2004.
Fotografia: Marília Noleto
Edição de imagem: Murilo Noleto


O trabalho apresenta a figura do cantor, só que sua pele encontra-se morta, pálida, assim como seus olhos. Esse tom de morbidez na composição tem um provável reflexo da época juvenil, onde tais lampejos costumam ser frequentes na vida qualquer um.

Esboço para estudo.

Porém, o fato do "Cantor" centralizar-se na figura de um ser morto cria a antítese e a própria vida desta composição. A simples representação fiel do intérprete (vivo) tornaria o quadro vago, sem qualquer vigor ou potencial para indagações.


Trecho do videoclipe "I Started a Joke" - Faith No More
                                   
"Por que ele está morto?", "Ele está nesse pele morta por ser uma máscara que esconde seu verdadeiro ser?", "Ele faz seu trabalho de cantar apenas por fazer?", "O quadro não podia ser mais feliz?". Varios destes questionamentos aparecem quando se vê a tela, e estas mesmas perguntas abrem espaço para uma auto-reflexão: "Estamos apenas cantando por cantar, fazendo por fazer?". 

Assim, tal idéia não vem intencionada para ser simplesmente depreciativa, mas sim garantir um apelo impulsivo para aquele que a observa.



Quem tiver interesse em adquirir meu trabalho, favor entre em contato pelos comentários.

Dados da obra:

Nome - "Cantor"
Técnica - óleo sobre tela;
Dimensões - 60 x 40cm;
Ano de execução - 2004;
Obs.: Não está emoldurado;

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Pinturas #2 - "Primeiras Impressões"

Esta é a segunda tela de minha série, nela eu resolvi partir logo para uma temática abstrata, já que no meu trabalho anterior a intenção era para assimilar as minúcias da técnica de óleo sobre tela. Um "aquecimento" para o que estaria por vir, digamos assim.

*clique na imagem para vê-la maior

"Primeiras Impressões" - 2004.

Este trabalho é um retrato as primeiras informações deixadas pelas mente, sem qualquer elaboração conceitual primária. Há uma inspiração surrealista sim, já que a pintura foi sendo desenvolvida sob um certo imediatismo.

Pinturas #1 - "Experiência de Sábado"

"Minhas Pinturas" é uma série que contará com os trabalhos de pintura que fiz e que ainda busco fazer. Ao longo dessa semanas estarei divulgando cada trabalho, em ordem cronológica.

Quem tiver interesse em adquirí-las, entre em contato comigo, pelos comentários.

Quanto à tela...

"Experiência de Sábado" é uma pequeno quadro feito em óleo sobre tela, com dimensões 30x40 cm, este foi o primeiro trabalho que fiz durante o curso de pintura ministrado pela artista plástica Lilian Nunes.

*clique na imagem para vê-la maior

"Experiência de Sábado" - 2004.
Fotografia: Marília Noleto
Edição de imagem: Murilo Noleto