quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Pinturas #2 - "Primeiras Impressões"

Esta é a segunda tela de minha série, nela eu resolvi partir logo para uma temática abstrata, já que no meu trabalho anterior a intenção era para assimilar as minúcias da técnica de óleo sobre tela. Um "aquecimento" para o que estaria por vir, digamos assim.

*clique na imagem para vê-la maior

"Primeiras Impressões" - 2004.

Este trabalho é um retrato as primeiras informações deixadas pelas mente, sem qualquer elaboração conceitual primária. Há uma inspiração surrealista sim, já que a pintura foi sendo desenvolvida sob um certo imediatismo.

Exemplar de um obra surrealista: "Criança Geopolítica Observando o Nascimento do Homem Novo"
Salvador Dali, 1943.
 
A tela abre espaço para múltiplas interpretações. Nela é possível perceber e a quantidade de mãos saído de uma cabeça, elas apontam para vários rumos, fazendo uma busca, talvez pela própria resolução desta composição. A estética deixada por essa figura central das mãos tem uma influência deixada por várias telas futuristas.

Exemplar de uma obra futurista: "A Carga dos Lanceiros" - Umberto Boccioni, 1915.

Um ralador de queijo e a ponta de um dedo (devo ter machucado o dedo naquela época), a varição de uma serpente, várias figuras figuras humanas e zoomorfismos giram em tornos dessas mãos, tecendo um enredo dinâmico.

A problemática da tela assim é composta, uma representação disso é o que se vê no canto inferior direito da tela, onde vários homens (ou várias hipóteses) tentam explorar uma espécie de casulo.

 As figuras humanas da tela contrapõem o movimento da tela pois, de modo geral, encontram-se estáticas. Elas estão ali paradas, testemunhando o movimento existente e dando um toque mais misterioso ao todo.



Quem tiver interesse em adquirir meu trabalho, favor entre em contato pelos comentários.

Dados da obra:

Nome - "Primeiras Impressões"
Técnica - óleo sobre tela;
Dimensões - 40 x 30cm;
Ano de execução - 2004;
Obs.: Não está emoldurado;

Nenhum comentário :

Postar um comentário