domingo, 30 de outubro de 2011

Blocos de ArchiCAD


Uma das principais dúvidas que os usuários iniciantes em ArchiCAD possuem é onde encontrar blocos, isso quando aqueles encontrados na sua biblioteca básica não são suficientes para melhor representar determinado elemento. Nos fóruns e nas redes sociais é comum sempre aparecer postagens com tal tipo de questionamento.


Primeiramente, é preciso esclarecer que, no ArchiCAD, o famoso bloco é chamado de Objeto, ou melhor, Objeto GDL.


PARA BAIXAR OBJETOS DO NOLETOBLOG CLIQUE AQUI

GDL é a sigla para Geometric Description Language (Linguagem de Descrição Geométrica), que, grosso modo, é o sistema de programação no qual os objetos do ArchiCAD são criados e que os tornam paramétricos. 

Ou seja, os objetos concebidos pelo GDL são capazes de sofrerem alterações de acordo com os dados que o usuário aplica. Por exemplo, uma mesa pode sofrer alterações em seu dimensionamento, mudar seus materiais, atribuir custos, etc.

Tal característica destes objetos é algo bastante potencial e prático para o fluxo de trabalho, pois priva o usuário de criar um bloco para cada tipo de elementos afim que possuam certas diferenças.

Abaixo segue vários links de sites* que possuem uma gama considerável de objetos de grande valia. A imensa maioria deles está disponível gratuitamente para download.

Veja a lista:



http://archicad-talk.graphisoft.com/object_depository.php (antigo depósito do fórum da Graphisoft);

https://bimcomponents.com/  (atual depósito de objetos oficial Graphisoft);

www.archiradar.it (requer cadastro gratuito);

http://www.archinoah.com/ (requer cadastro gratuito);







*Nota: endereços sujeitos à alterações.

Colocando objetos baixados da internet em um projeto 

Uma das formas de inserir o objeto baixado da internet no ArchiCAD é indo aos parâmetros de definição da ferramenta Objeto.

Na parte superior da janela, o usuário deverá clicar no botão denominado “Carregar Outro Objeto...” e logo em seguida “Da Janela de Diálogo de Ficheiro”, como mostra na figura abaixo.


 


Para quem possui versões a partir da 16, a opção "Carregar outro objeto..." encontra-se conforme mostra a figura abaixo:


 

Em seguida basta procurar o objeto baixado na janela de diálogo e pedir para Selecionar. Com isso, o objeto escolhido será incorporado no arquivo e estará pronto para ser usado.

 

 


Fonte da imagem da cadeira no título da postagem: www.estofariariogrande.com.br