segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Como inserir telhas no ArchiCAD

Ao elaborar as coberturas, o ArchiCAD oferece texturas que imitam telhas, que podem ser aplicadas em sua superfície de topo. Porém, as telhas propriamente ditas não são representadas no modelo 3D, ou em corte. Daí surge a velha dúvida de como colocá-las no projeto (principalmente aos autodidatas).

Pois bem, vale ressaltar que a ferramenta Cobertura do ArchiCAD permite que sejam criadas e resolvidas as superfícies que formam o telhado (águas), ou seja, o programa irá apenas colocar os planos inclinados que representam tal elemento da construção. 

Já telhas, calhas, cumeeiras e estruturas (tesouras e terças) são encaradas no programa não como elementos pertencentes à ferramenta Cobertura, e sim como Objetos, ou também como Acessórios.  

Nesta postagem irei falar apenas sobre o caso das telhas, que podem ser resolvidas com os Acessórios de Cobertura.


1º PASSO: DOWNLOAD DOS ACESSÓRIOS DE COBERTURA

O plugin “Acessórios” está disponível acessando o Menu Ajuda > ArchiCAD Downloads. O navegador de internet será aberto uma página da Graphisoft e nela o usuário deverá procurar por ADD-ONS, na página seguinte GOODIES, depois a nacionalidade do programa (BRA). Em seguida surgirá uma página com os Acessórios (ou, Acessories, como mostra a figura abaixo), que poderá ser baixado. Inclusive há outras ferramentas adicionais interessantes na qual o usuário pode também explorar.

Você também pode acessar por este LINK DIRETO , caso possua ArchiCAD 17.



Ao efetuar o download do adicional, será preciso instalá-lo, porém o ArchiCAD terá que estar fechado. Quanto à instalação, não há segredos, basta seguir as orientações que o próprio setup dá.

2ª ETAPA: ACRESCENTAR AS BIBLIOTECAS DE ACESSÓRIOS NO PROJETO  

Após a instalação, com o ArchiCAD em funcionamento, o usuário primeiramente terá que incorporar as Biblioteca de Acessórios ao projeto, já que ela não é um conteúdo básico do programa. Assim ele deverá:

1º.    Ir ao  Menu Ficheiro → Bibliotecas e Objetos → Gestor de Bibliotecas →  Clicar em Adicionar;

2º. Procurar por Biblioteca de Acessórios.lcf, geralmente localizada na "raiz": C:\Arquivos de Programas\Graphisoft\ArchiCAD xx\Biblioteca de Acessórios xx (isso quando se faz a instalação dos Acessórios de modo padrão), depois, pedir "Escolher" para selecionar a pasta;

3º.    Clicar em Concluído, na janela anterior; (veja imagem logo abaixo)

clique na imagem para vê-la maior



3ª ETAPA: INSERIR AS TELHAS

A partir daí, será possível colocar as telhas selecionando as coberturas feitas e indo ao Menu Modelagem → Extras de Modelagem → Acessórios→ Acessórios de Cobertura (ou Roof Acessories).

Será aberta uma janela onde, na parte esquerda superior, em “Bibliotecas Vinculadas”, o usuário encontrará uma pasta contendo os Acessórios de Cobertura (item 1 da figura seguinte). Logo abaixo, haverá dois tipos disponíveis de acessórios, no caso, será usada Superfície de Cobertura (item 2) para fazer telhas.


4º ETAPA: COMO DEFINIR AS CARACTERISTICAS DAS TELHAS
   
Ao escolher o ítem superfície cobertura, surgira a guia “Definição Superfície de Cobertura”, que é responsável por definir o tipo de cobertura e seu dimensionamento, onde:


  1.     Modelo do telhado;
  2.     Dimensões da telha;
  3.     A representação gráfica em planta e corte é definida neste item;
  4.    Materiais: neste item, o usuário tem a opção de escolher diferentes tipos de materiais, mantenha acionado o item Randomize Materiais.

Escolhido o tipo de telha e seu dimensionamento, basta dar OK que elas serão inseridas nas coberturas indicadas anteriormente. As telhas poderão ser vistas e editadas tanto no modelo 3D, quanto nas plantas e nos cortes.


Quem tiver alguma dúvida, favor postá-las nos comentários, ou entre em contato com o blog via e-mail.

13 comentários :

  1. Valeu Murilo
    parabens pela iniciativa
    continue com o bom trabalho

    ResponderExcluir
  2. OK Foi uma boa ajuda esta das telhas, e no archicad 15?Como fazemos?abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Caro RJPG,

      No ArchiCAD 15 funciona do mesmo jeito, sem tirar nem por. Só que essa ferramenta de pôr telha funciona apenas nas coberturas de geometria Plano-Simples, ou seja, aquela que faz uma água (caimento) de cada vez.
      Quando você faz as coberturas de múltiplos planos, só é possível colocar telhas nelas caso antes disso, você selecioná-las e ir ao Menu Modelação > Dividir em Coberturas de Planos Simples.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Boas MURILO,
    desde já quero dar.te os parabéns pelo blog, não conhecia, e está muito bom.
    1.Em relação a pergunta perguntei porque eu fiz o download dos acessórios adicionei tudo direitinho, mas no menu não me apareçe o menu roof acessories...so me apareçe um menu roofmaker salvo erro...
    Podes ajudar-me?
    2.Estou com outro problema que necessitava de uma ajuda de alguem para eu perceber como desenhar uma coisa que não estou a conseguir tens algum mail que possa-mos trocar umas imagens?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi RJ,
      Vá ao menu Opções > Gestor de Extensões. Na janela que surge procure pela guia Editar Lista de Extensões Disponíveis, daí nela terá um botão chamado "Pesquisar Extensões". Daí procure pelos acessórios de cobertura, na pasta onde instalou. Talvez o seu ArchiCAD não esteja reconhecendo, o que é estranho, pois quando se faz a instalação normal ele já direciona dentro do diretório raiz do programa.
      Pode me enviar imagens sim, o meu e-mail está lá perto de minha fotinha.
      Até logo.

      Excluir
  5. Boa tarde Murilo..consegui fazer todo o processo que vc explicou, mas gostaria de saber se tem como mudar a inclinação da cobertura? Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Oi Fernanda, como vai?

    As telhas mudam de inclinação conforme você muda a da cobertura, isso é automático.
    Para mudar a inclinação de uma cobertura, basta ir aos parâmetros dela, na primeira guia, "Geometria e Posicionamento". Lá tem a opção de mudar a unidade para inclinação, porcentagem ou grau.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade..estava fazendo errado, é porque já tinha os planos da cobertura prontos e depois estava colocando outro plano da cobertura com as telhas, conforme vc explicou, pois isso não estava dando certo. É só mudar no proprio plano da cobertura que tenho pronto. Acho que vc entendeu, né? Mais uma vez obrigada! Vou te enviar os projetos que eu fiz pra vc..vc quer só as maquetes?

      Excluir
  7. Boa Tarde Murilo, quando entro no site da Graphisoft, na parte de download, não aparece nada para baixar. Eu estou com o Archi 16 para Mac e não tenho o acessorio de cobertura.
    Vc pode me ajudar?

    Obrigado

    ResponderExcluir