sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Pinturas #9: "Releitura de Napoelão Cruzando os Alpes"

Murilo Noleto - Releitura de Napoleão Cruzando os Alpes, 2011.
Fotografia: Marília Noleto
Edição de imagem: Murilo Noleto

O trabalho de Jacques-Louis David sempre foi bastante inspirador pelo poder, heroísmo e singularidade que as figuras humanas transmitiam. Desde "O Juramento dos Horácios" até a cena trágica da "A Morte de Marat".

Além disso, o fato de ter sido pintor oficial da corte de Napoleão Bonaparte contribuiu para que uma imagem austera do Imperador fosse transmitida para o mundo.

Independente de ter sido ou não uma representação fiel das reais condições de Napoleão, este pintor teve bastante êxito ao propagandear em "Napoleão Cruzando aos Alpes", onde nota-se como o imperador mantinha seu domínio sobre o cavalo, denotando força e segurança em um ambiente de guerra.

Napoleão Cruzando os Alpes (3ª versão) - obra original de Jacques-Louis David, 1802.

Dessa forma, esta pintura neoclássica adquiriu minha simpatia e curiosidade para adotá-la como tema para uma releitura, na intenção de trabalhar aspectos que fundamentam uma pintura, como a cor e a forma.


Um dos croquis de estudo.


Desde já, uma das diretrizes tomadas foi adotar um amarelo forte e austero, de modo que ele dominasse o pano de fundo e trouxesse a ideia de um ambiente mais alegre e aberto para novas cores. O vermelho presente na capa de Napoleão acabou sendo uma opção a ser mantida, porque no quadro de David temos a presença do vermelho, tão identificável com a figura do imperador e também com a França.

A releitura tem predominância de algumas cores mais simples, como o amarelo, azul, verde, vermelho, branco e marrom.

A presença e da cor e as formas mais geometrizadas da releitura são frutos de a influência de um outro consagrado, e contemporâneo, pintor. Que é nosso brasileiro Romero Britto.

Romero Britto - Cores do Brasil, 1996.
Imagem retirada de: www.britto.com


A intenção não foi seguir fielmente nem um, nem outro pintor. Mas captar intuitivamente aspectos relevantes para o processo de composição da tela Releitura de Napoleão Cruzando os Alpes.



Quem tiver interesse em adquirir meu trabalho, favor entre em contato pelos comentários.

Nome - "Releitura de Napoleão Cruzando os Alpes"
Técnica - tinta óleo sobre tela;
Dimensões - 55 x 65cm;
Ano de execução - 2011;
Obs.: Não está emoldurado;


Nenhum comentário :

Postar um comentário