Intitulei esta tela com esse nome após uma análise deveras pertinente de minha antiga mestre, a artista plástica Lilian Nunes, onde ela fez uma interessante analogia entre e a forma da figura humana maior (à esquerda) com o a continente americano, visto do mapa.
*clique na imagem para vê-la maior
"América", 2004.
Fotografia: Marília Noleto
Fotografia: Marília Noleto
Edição de imagem: Murilo Noleto
Comparação entre a figura e o mapa do continente americano.
Fonte do mapa: http://www.mapadaamerica.com/
Para alguns olhos, pode não parecer muito, mas a analogia ganha maior toque quando notamos a opressão exercida pela figura humana maior em relação à menor, ao se apoiar nos ombros daquele ser sentado e regurgitando sobre sua cabeça.
Se pensamos sob o viés sócio-econômico, a tela ilustra a velha exploração do 1º Mundo, que suga a matéria prima do mundo subdesenvolvido, e em troca, obtém o lucro com a venda de seus produtos para o próprio 3º Mundo.
Tarsila do Amaral - "Operários" (1933)
A simbiose de homem e robô também caracteriza a figura maior. Isso não é tão explícito ou claro, mas o ser apresenta articulações que procuram transmitir a ideia de juntas ou engrenagens (ver na figura abaixo). Dando a entender que a tecnologia, materializada no braço e no pescoço deste ser maior, é um instrumento para a dita exploração.
Ilustração indicando os pontos das articulações
O tom violeta misturado com rajadas de amarelo e verde geram uma atmosfera mais sóbria para a composição, já os elementos encaracolados e amorfos, dinâmica. Esse pano de fundo que rodeia os dois seres, se voltarmos a ideia do mapa mundi, pode ser pensado com o oceano desse episódio.
Quem tiver interesse em adquirir meu trabalho, favor entre em contato pelos comentários.
Nome - "América"
Técnica - tinta óleo sobre tela;
Dimensões - 60 x 40cm;
Ano de execução - 2004;
Obs.: Não está emoldurado;
Nenhum comentário :
Postar um comentário