quinta-feira, 29 de março de 2012

A eficiência dos documentos 3D

O documento 3D é um recurso poderosíssimos que auxilia na representação de qualquer detalhamento.

O fato de poder retirar um desenho tridimensional e a partir dele inserir cotas e outras informações torna mais compreensível a leitura de um projeto, possibilitando a pormenorização de detalhes que podem ser cruciais para o bom funcionamento do edifício.

*clique na imagem para vê-la maior

Exemplo de um detalhamento simples de escada feita em documento 3D.


Para produzir um documento 3D é preciso estar em ambiente 3D, o usuário pode ajustar a posição da câmera num ponto que evidencie bem o elemento ou a parte do edifício a ser detalhada. O uso do comando Retângulo de Seleção é uma boa pedida para isso, assunto que fica para um próxima postagem.

Voltando ao assunto, após ajustar a visualização do elemento em 3D, o passo seguinte é criar o documento. Para isso, basta ir ao Menu Documentação > Documento 3D > Criar Documento 3D... Em seguida nomear o mesmo.

Passo 1 - criar o documento 3D seguindo o caminho mostrado acima.


Passo 2 - nomear o documento.

Após a criação do documento, surgirá a sua figura tridimensional, como se ela fosse desenhada com linhas e tramas. Neste caso, não é possível orbitar dentro do documento 3D.

As ferramentas de documentação (cotas, linhas, rótulos, etc.) estão à disposição para serem inseridas. No caso das cotas, é possível capturar os pontos e determinar a cadeia de dimensões conforme o plano que está sendo trabalhado.

As figuras abaixo exemplificam o caso da “cota 210cm”, onde foram capturados os pontos da altura do portão e atribuído a cadeia seguindo o seu mesmo plano.

Quando se cota em documento 3D é possível ajustar 
a cadeia conforme o plano a ser medido.

Pequeno exemplar de um detalhamento feito em documento 3D.


Profissionais como pedreiros, carpinteiros, serralheiros, etc. certamente vão adorar o desenho e entenderão claramente como deve ser executado o serviço, obedecendo as exigências do projeto.

Tal fato é que o exemplo deste portão foi bem sucedido na vida prática, o profissional não teve dúvidas e o serviço foi executado sem maiores problemas.



O portão foi executado seguindo um detalhamento feito 
em documento 3D, o serralheiro achou bem fácil a leitura e 
compreendeu bem como ele deveria ser feito.

Nenhum comentário :

Postar um comentário