quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Efeitos do Sol no Artlantis

No Artlantis é possível atribuir alguns efeitos solares nos modelos. É possível gerar a projeção de sombras e também dos "Raios de Deus" (fachos de luz que, ao misturados com a atmosfera, ocasionam um efeito nebuloso nos pontos onde há a incidência direta do Sol).


Quando ativados um destes efeitos, duas regulagens aparecem, respectivamente. No caso das sombras (shadows) pode-se atribuir o grau de densidade da sombra (zero – menos denso, 100 – mais denso) e no caso dos Raios de Deus (Sun bean) sua densidade (zero – rarefeito, 100 – muito denso).

A sombra é fundamental para o embelezamento e realismo do modelo 3D. No exemplo abaixo, as projeções das vigas e da árvore dão um toque a mais para a imagem em tratamento.

*clique na figura para vê-la maior



Enquanto que, com a sombra desligada tem-se um aspecto falso e virtual do modelo.



Abaixo, tem-se um modelo sem o efeito de raios de Deus.




Na figura acima é possível observar o modelo com os raios de Deus ativado, com pouquíssima intensidade (grau 2 de 100 – ver parte superior da figura abaixo) e com ajustes do Sol Heliodon na Vista 2D (indicado à esquerda na figura acima). O resultado pode ser visto na pré-visualização do modelo (à direita), os raios atravessam a janela e penetram na sala.

Sobre Lens Flare's

Com este efeito é possível ativar um brilho incandescente ao sol e também raios projetados, o Artlantis oferece 4 modelos e é possível ajustar seu tamanho. É importante frisar que este efeito só é possível de ser realizado quando o Sol estiver de frente para a câmera, de modo que ele possa ser visto diretamente.


Na figura acima observa-se "Lens Flare" ativado. Juntamente com os raios de Deus, pode gerar efeitos luminosos de impacto, quando bem trabalhados na câmera.

-----------

Para quem quiser saber mais sobre o curso de Artlantis online, veja aqui.

Nenhum comentário :

Postar um comentário