As composições a seguir formam um conjunto de trabalhos
abstratos feitos sob uma metodologia comum. Para cada um deles uma inspiração
diferente, porém a maneira de fazer seguiu-se de forma semelhante.
A etapa inicial foi trabalhar com o lado gestual da pintura.
Ou seja, as formas que compõe a tela são resultados de traços aleatórios,
feitos pelo movimento e intensidade dados pelo braço, mãos e pelo espírito do
autor.
O segundo momento foi trabalhar a percepção/imaginação obtidas pelos
gestos. Linhas aglutinadas, cruzamentos e linhas mais exuberantes foram
filtradas. Aquilo que era mais perceptível e evidente foi preservado. E assim,
formas abstratas foram surgindo a partir das impressões que elas geravam, formando o esqueleto de cada pintura.
Por fim, esse esqueleto passou a contar com o acabamento de cor e luz, que também são provenientes da inspiração inicial de cada tela.
*clique na imagem para vê-la maior
Os três trabalhos seguintes ilustram melhor esse experimento que foi
feito.
PINTURA #10: BAILARINA
Pintura #10: "Bailarina"
Técnica - acrílico sobre tela;
Dimensões - 15 x 20cm;
Ano de execução - 2012;
Obs.: Não está emoldurado;
Este pequeno trabalho já tinha um desafio inicial: a tela
possuía um rasgo, de mais ou menos 5 cm, que foi suturado. Outra diretriz
imposta voluntariamente foi trabalhar com tons pastéis e alguns marrons, que era as únicas tintas que haviam sobrado de trabalhos anteriores.
Os riscos, gestuais, foram sendo feitos com já com as cores
pré-estabelecidas (com a tinta na tela). A partir deles, a percepção dada junto com a sutura (em amarelo, na figura abaixo) fez
tornar evidente a presença de duas linhas fortes, uma na horizontal e outra na
vertical.
Imagem retirada de: commons.wikimedia.org
PINTURA #11: FOGARÉU
Pintura #11 - "Fogaréu"
Técnica - óleo sobre tela;
Dimensões - 60 x 80cm;
Ano de execução - 2012;
Obs.: Não está emoldurado;
A intenção inicial foi trabalhar com a cor vermelha vibrante e suas tonalidades, misturando-se com o preto e com o branco.
Antes de lidar com as cores, a parte gestual de usar as
linhas foi exercitada. Dela, sobressaíram-se três formas triangulares singulares, que lembravam as capas dos soldados da Procissão do Fogaréu (evento que ocorre anualmente na Cidade de Goiás, Brasil).
A cor vermelha veio a dar um tom pertinente ao processo de percepção. Já que a
Procissão do Fogaréu representa o ápice da Paixão de Cristo, o sofrimento
físico e a ardência do fogo.
Imagem retirada de: www.mochileiro.tur.br
PINTURA #12: PEIXES – releitura da estampa Alexander Mcqueen
Pintura #12 - "Peixes"
Técnica - acrílico sobre tela;
Dimensões - 40 x 60cm;
Ano de execução - 2012;
Obs.: Não está emoldurado;
Imagem retirada de: smolderingink.com
Os tons verdes, azulados, amarelados e marrons, extraídos da natureza
aquática, contemplaram o quadro cromático trabalhado.
A partir do trabalho gestual, a forma abstrata de peixes derivou-se a partir da interseção de arcos e linhas horizontais. Enfim, os peixes passam a animar mais aquele nicho explorado por aquele falecido artista da moda...
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As pinturas abstratas dão margem para que o observador leia
e faça interpretações livremente, não sendo obrigado a ficar preso apenas
naquilo que foi explicado. As figuras indicadas nas análises são apenas
reflexos que o autor teve sob o sua ótica e que serviram de combustível
conceitual para dar vida ao trabalho.
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Fotos das pinturas: Marília Noleto
Análise gráficas: Murilo Noleto
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Quem tiver interesse em adquirir um destes trabalho, favor
comunicar nos comentários ou via e-mail (murnolg@gmail.com).
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