Alguns usuários certamente encontraram problemas com o ambiente 3D (OpenGL) do ArchiCAD 16. O programa até roda e acessa o modelo do edifício normalmente, porém a qualidade da resolução, das sombras e os novos recursos visuais não funcionam corretamente.
Vejamos cada um dos sintomas:
1 - O comando dividir, quando solicitado em ambiente 3D, não mostra o plano de seção no momento em que o usuário o desenha;
*clique na figura para vê-la maior
2 - O plano de trabalho padrão também não encontra-se visível;
3 - O mesmo vale para o transferidor, gerado pelo comando Rodar Livre;
4 - Sombras com projeções irreais - circulado de vermelho e arestas de volumes muito serrilhadas (não lisas) - circulado de verde;
Nesta postagem será mostrado uma das soluções para tal problema, se porventura, você leitor tiver outras, por favor contribua e exponha nos comentários, sua ajuda é bem-vinda!
ATENÇÃO: Vale ressaltar que está postagem é, primeiramente, uma sugestão. O noletoblog não se responsabiliza por eventuais problemas que possam vir a ocorrer em função do que será mencionado abaixo. O procedimento a seguir já foi testado e aprovado em ocasiões anteriores.
Esse problema pode ser simplesmente resolvido com uma atualização do driver gráfico de placa de vídeo existente na máquina em que tal problema está ocorrendo.
Para identificar qual placa está em uso, basta ir para a área de trabalho, e, clicando com o botão direito, entrar em resolução de tela.
Em seguida, vá em Configurações Avançadas.
Na janela que aparece as propriedades da placa são descritas, tendo seu modelo identificado.
Com esta identificação em mãos, o próximo passo é ir ao site da marca da placa correspondente para fazer o download. Antes, é necessário indicar ao site as configurações de seu sistema operacional, tipo de máquina (notebook, pc, mac, etc.), série e modelo da placa.
Após o download, instalação e reinício do sistema, em alguns casos o problema já é simplesmente solucionado, como foi testado nos casos de modelos da Intel e AMD. No caso da NVÍDIA, provavelmente o usuário terá que adentrar nas definições do driver para ativar opções de antialiasing, que por sua vez, resolverão os problemas citados no início da postagem.
Esta solução também é válida para quem fez reinstalação do sistema operacional e a resolução da tela tenha piorado.
Para os usuário de MAC, o ArchiCAD-Wiki (site de ajuda desenvolvido pela equipe de suporte técnico da Graphisoft - e referência para esta postagem) publicou um artigo com uma solução específica para os mesmos problemas aqui citados.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Para quem quiser saber mais sobre o Curso de ArchiCAD on line, veja aqui!
Nenhum comentário :
Postar um comentário