quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Pinturas #4 - "Jogos Olímpicos"

Esta tela tem um significado claro em representar os jogos olímpicos, evento que foi marcante na época em que este quadro foi executado (Olimpíadas de Atenas - 2004).

*clique na imagem para vê-la maior


"Jogos Olímpicos" - 2004.
Fotografia: Marília Noleto
Edição de imagem: Murilo Noleto

A estrutura da composição se divide em várias formas abstratas, inspiradas nas obra de Kandinsky. Diversas figuras humanas sob a forma dos famosos pictogramas olímpicos representam diversas modalidades esportivas presentes (natação, lutas, ginástica,etc.) ; hipismo - um homem e um cavalo (na parte superior esquerda); circunferências que ilustram lançamento de discos (parte inferior esquerda); a figura de um estádio (parte central da tela); salto com vara, lançamento de dardo, entre outros.



 "Amarelo, Vermelho, Azul" - Wassily Kandinsky, 1925

Exemplo de Pictogramas Olímpicos: Jogos de Pequim 2008.

A abstração e elas dão margem para que o expectador tenha as infinitas impressões, possibilitando a distorção e a reinterpretação da tela.


Esboço para estudo.

As cores também ajudam a representar os elementos da natureza (terra, fogo, água, vento) que formam os diversos cenários presentes em cada modalidade. O branco busca homogenizar/ integrar a diversas parte da tela, bem como fundir tudo isto em luz.



Quem tiver interesse em adquirir meu trabalho, favor entre em contato pelos comentários.

Dados da obra:

Nome - "Jogos Olímpicos"
Técnica - óleo sobre tela;
Dimensões - 65 x 50cm;
Ano de execução - 2004;
Obs.: Não está emoldurado;

Nenhum comentário :

Postar um comentário