quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Resolvendo ligações com parede poligonal

Não é raro o usuário deparar com situações onde, desenhando paredes diagonalmente dispostas, ele encontra dificuldades em fazer ligações corretas. Isso ocorre principalmente quando há o encontro de três paredes. Como mostra no exemplo abaixo:

*clique na figura para vê-la maior:
Três paredes que não se interligam
Há casos em que o comando "Interseptar" consegue fazer a correta ligação, isso vai depender do ângulo dessa confluência, bem como das posições de linha de referência destas paredes. Na figura abaixo, o comando "Interseptar" foi usado com duas das três paredes (só é possível fazer com duas), porém o resultado não foi satisfatório.



Após a edição, o problema ainda não foi solucionado!

Tentando com outras duas paredes, o problema ainda persiste.




Quem usa o ArchiCAD certamente já sofreu ao tentar resolver isto com o comando "Interseptar", tentando realizar a correta ligação, ora com um par de paredes, ora com outro, porém em nenhum  caso funciona.

Sendo assim, uma dica que pode resolver o problema é fazer uma outra parede (uma quarta parede, no caso) que será usada apenas como conector das outras três (como se fosse um joelho ou um "T", numa analogia às ligações hidráulicas).

Porém o usuário terá que indicar que esta parede será feita com o Método Poligonal, que está indicado na figura abaixo:



Com este método o usuário desenha o polígono que corresponde à projeção superior da parede. A forma de desenhar é igual àquela usada em lajes e tramas, por exemplo.


Assim, pode-se ver, marcado em azul, o desenho do polígono que fará a conexão das outras três paredes. Após desenhar a parede, o usuário pode fazer os devidos alongamentos (com comando "Alongar" na paleta de contexto), para que as ligações fiquem totalmente corretas. Há ocasiões em que é necessário inverter a posição da linha de referência para que a ligação se efetive.

Dúvidas: murnolg@gmail.com


Nenhum comentário :

Postar um comentário