sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Exportando imagens do ArchiCAD

Essa postagem pretende ajudar principalmente aqueles que necessitam, por exemplo, colocar imagens do projeto (plantas, cortes, detalhamentos, etc.) para serem apresentadas em slides (do tipo Power Point). Caso recorrente dos estudantes de arquitetura e as explanações que precisam dar...

Quando for salvar (exportar) um desenho em formatos de figura (TIFF, PNG, JPEG, etc.) é preciso se atentar ao percentual de Zoom que a janela apresenta, tal como é indicado na figura abaixo. Quanto mais alto for o valor do percentual, melhor será a qualidade da imagem exportada.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Objetos de ArchiCAD #1: Móveis de Cozinha

Introdução:

Umas das vantagens visíveis no ArchiCAD é o fato dele disponibilizar uma biblioteca com uma extensa e abrangente quantidade de objetos onde, em cada um deles, é possível modificar suas características, através do lançamento de dados que o usuário atribui. Fato que proporciona variadas possibilidades para um mesmo objeto.


Além disso, os objetos ajudam a refinar a representação gráfica do edifício (seja ela 2D ou 3D), gerando resultados precisos. Tanto é, que em certas ocasiões, os objetos conseguem muito bem substituir outras ferramentas do programa, devido à facilidade que há em transformar um determinado elemento de modo que seu resultado final fica similar àquele que seria desenhado com outra função.

Pensando nisso, o blog agora vai abrir um seção destinada a mostrar particularidades de alguns objetos existentes na biblioteca básica do ArchiCAD, na intenção de auxiliar principalmente os usuários iniciantes, além de evidenciar as funcionalidades deste programa para àqueles que porventura estão decidindo qual BIM utilizar.

De modo geral, as dicas são simples, porém, em função da a imensa quantidade (e qualidade) de objetos disponíveis, às vezes passa despercebido.