quinta-feira, 3 de maio de 2012

ArchiCAD 16 divulgado!



Ontem a Graphisoft divulgou a versão 16 para o ArchiCAD, contando com várias melhorias focadas principalmente em modelagem de elementos complexos.

Uma nova ferramenta integra o programa, é o chamado “Morph Tool” (em português, ainda não sei que nome será). O “morph” é composto por arestas, planos e vértices totalmente editáveis em qualquer plano de trabalho.


Forma sendo desenhada com "Morph Tool". 

O propósito desta ferramenta basicamente é criar formas geométricas livre e facilmente, de tal forma que o usuário possa modelar determinado elemento e poder transformá-lo em um objeto. É possível transformar  portas, janelas, paredes, escadas, etc. em “Morph”, possibilitando a edição de sua forma. Porém o contrário não é possível.

Sobre o "Morph": 

Juntamente com o “Morph Tool” há o lançamento do armazém Bimcomponents.com , onde será possível compartilhar os objetos modelados. Tal como já existe no ArchiCAD GDL Object Depository. Porém a intenção é potencializar a disponibilidade desse objetos, que agora são criados bem mais facilmente do que em programação GDL.

Sobre Bimcomponents.com: 

Outra notável novidade é a inclusão de ferramenta para a Avaliação Energética do edifício, que até então era realizado pelo aplicativo adicional Ecodesigner. O ArchiCAD cada vez mais verde...

Avaliação energética no ArchiCAD.

Sobre Energia: 

Para quem quiser saber mais, basta consultar o site da Graphisoft, eles disponibilizaram vários vídeos ensinando como usar os novos recursos.